CARREGANDO

Digite o artigo que você procura

Lula tem 43% de votos e abre maior vantagem contra Bolsonaro, aponta PoderData

maximweb 4 semanas ago

A pesquisa, realizada com 2,5 mil entrevistas em 43 municípios das 27 unidades da Federação, também diz que Lula ganharia o pleito no segundo turno, em todos os cenários. Bolsonaro perde no segundo turno para todos os candidatos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu sua maior vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um possível cenário de eleições presidenciais de 2022. O petista concentra 43% das intenções de voto, contra 29% do chefe do Executivo federal. Os números foram apurados durante pesquisa realizada pelo PoderData, do portal Poder 360.

Há um mês, os Lula e Bolsonaro estavam empatados dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 31% e 33% dos votos, respectivamente. Os resultados mostram que Bolsonaro, apesar da disparada do petista, segue estável com apoio na redondeza de um terço do eleitorado, variando dentro da margem de erro.

A pesquisa realizada entre os dias 5 e 7 de julho, com 2.500 entrevistas em 421 municípios das 27 unidades da Federação, indica que Lula poderia ser eleito no primeiro turno considerando a margem de erro. Para que a vitória no primeiro turno aconteça, é necessário que o candidato tenha mais da metade dos votos válidos, ou seja, superar a ultrapassar a soma de todos os adversários.

Na simulação do segundo turno, Lula também ganharia de Bolsonaro, vencendo-o por 55% a 32%. A diferença também é a maior registrada pelo PoderData desde setembro de 2020. Em relação a Dória e Ciro Gomes, Lula teria vantagem no segundo turno de 34 e 33 pontos, respectivamente. Bolsonaro não ganha em nenhum dos cenários projetados, com a menor diferença na disputa com Ciro, de cinco pontos.

Em relação às especificações por sexo, idade, região, escolaridade e renda, Bolsonaro só ganha quando se considera a região — entre os eleitores do Sul (39% a 31%), Centro-Oeste (40% a 29%) e Norte (48% a 34%), com Lula em segundo lugar em todos os casos. No Nordeste, o ex-presidente tem a maior vantagem, com 59% a 19% em relação a Bolsonaro. O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro de 2022.

 

 

Fonte: OPovo

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *