Choveu em pelo menos 46 municípios do Ceará nesta segunda-feira (11), segundo segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 9h51. As maiores precipitações ocorreram na Região da Ibiapaba e Maciço de Baturité.
A maior chuva ocorreu na cidade de Barreira, no Maciço de Baturité com 52 milímetros. Em seguida, Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba com 47 milímetros e Ocara, com 42 milímetros. Em Fortaleza, maior volume foi computado no Posto Pluviométrico da Água Fria, com 24,4 milímetros.
As análises dos meteorologistas da Funceme mostram que, para os próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá permanecer próxima do norte do Nordeste brasileiro e a confluência dos ventos alísios (cenário favorável à formação de nuvens convectivas) deverá permanecer sobre o Ceará, assim como entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Ou seja, há um cenário favorável para precipitações no centro-norte nos períodos tarde e noite.
Para esta segunda, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade.
Fonte: G1 Ceará