CARREGANDO

Digite o artigo que você procura

Rússia anuncia redução ‘radical’ de atividade militar perto de Kiev; negociações podem continuar

maximweb 2 meses ago

A previsão inicial era de que as conversas continuariam na quarta (30), mas ainda não há confirmação.

 

As negociações de paz entre as delegações de Rússia e Ucrânia, em Istambul, na Turquia, foram concluídas nesta terça-feira (29), conforme indicaram fontes da embaixada ucraniana em Ancara. Até então, não há confirmações até o momento se as conversas seguirão amanhã, como estava previsto inicialmente.

A Rússia deve reduzir “radicalmente” a atividade militar perto de Kiev e Chernihiv, após as negociações, que foram definidas como “significativas” entre as delegações dos dois países em Istambul nesta terça-feira (29).

“À medida que as negociações sobre um acordo de neutralidade e o status não nuclear da Ucrânia entram em uma dimensão prática (…), foi decidido, para aumentar a confiança, a redução radical da atividade militar em Kiev e Chernihiv”, declarou o vice-ministro da Defesa russo, Alexandre Fomine, em Istambul.

O chefe da delegação russa também explicou que o presidente russo Vladimir Putin poderia se reunir com seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky.

“Após as discussões significativas de hoje nós decidimos e propusemos uma solução, segundo a qual é possível a reunião dos chefes de Estado simultaneamente com a assinatura do tratado por parte dos ministros das Relações Exteriores”, acrescentou Medinsky.

“Com a condição de que se trabalhe rapidamente no acordo e se encontre o compromisso necessário, a possibilidade de chegar à paz estará muito mais perto”, disse.

ENCONTROS DE NEGOCIAÇÕES

Até agora, as partes se reuniram de forma presencial em três ocasiões – 28 de fevereiro, 3 de março e 7 de março -, em Belarus. No último dia 10, em Antalya, também na Turquia, houve encontro entre os ministros das Relações Exteriores russo e ucraniano.

 

 

Os representantes russos classificaram as negociações como “representativas”

 

 

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *